02/05/2010

Análise ao resultado do trabalho Webquest

Após vários anos de formação onde tenho recorrido muitas vezes a informação disponibilizada na net, descobri finalmente uma forma excelente de colocar os alunos no bom caminho quanto ao uso de informação online.
Utilizo muitas vezes o Portfólio, como forma de estabelecer metas e obter resultados quanto a objectivos estabelecidos.
O Portfólio normalmente tem a duração de um módulo e vou sempre acompanhando as pesquisas feitas pelos alunos, "obrigando-os" sempre a fazer um pequeno texto resumo sobre as referências online encontradas.
No caso do Webquest, existe como que um apontador à fonte de informação e um roteiro que serve de guia à obtenção do resultado final.
Parece-me uma boa ferramenta porque evita perdas de tempo por parte dos alunos na busca de informação na net, permite obter avaliações parciais das várias fases de desenvolvimento do projecto e temos a garantia que a informação é de fonte fidedigna.
No entanto (para mim claro)parece-me que pode limitar um pouco a criatividade dos alunos, pois só fazem o que lhes é solicitado. Outro problema que pode, eventualmente suceder é os professores não actualizarem as suas fontes podendo correr o risco de estarem desactualizados.
Parece-me um modelo que tem de ser dinâmico e adaptado a cada grupo, procurando os seus interesses.

Sem comentários:

Enviar um comentário